Sonhando com dunas de areia branquinha e lagoas refrescantes de água cristalina? Seja bem vindo aos Lençóis Maranhenses, uma área de 155 mil hectares, que abriga um parque nacional único e inconfundível.
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses fica localizado no estado do Maranhão, há cerca de 245 km de distância da capital São Luís.
A região do Parque, estabelecida em 1998 pelo ICMBio, se estende por 3 municípios: Barreirinhas, Santo Amaro e Primeira Cruz. Mas a visita também pode se estender a outros municípios, que também tem dunas e lagoas, mas não estão incluídos no Parque Nacional, como é o caso de Tutóia e Paulino Neves, que abrigam os “Pequenos Lençóis”.
Como visitar os Lençóis Maranhenses
Para visitar os Lençóis Maranhenses, a maior parte dos visitantes opta por ir de carro ou transfer, desde a capital São Luís até as cidades de Barreirinhas e/ou Santo Amaro.
Desde setembro/2022, também é possível voar para o aeroporto de Barreirinhas, que hoje recebe voos da AZUL Conecta, numa linha que faz São Luís – Barreirinhas – Parnaíba – Jericoacoara – Fortaleza – Aracati (Ida e volta).
É um voo panorâmico ligando os três estados que formam a Rota das Emoções (Maranhão – Piauí – Ceará). Não existem voos diretos de outras capitais, mas sempre é possível tentar uma conexão.
Em janeiro/2023, o governo do Maranhão anunciou um novo voo de São Paulo a Barreirinhas, mas ele ainda não está disponível para venda.
Depois de chegar em uma das cidades-base da região, você ainda deve pegar um dos diversos passeios que saem das cidades para conhecer os atrativos do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
Cidades dos Lençóis Maranhenses
Como já disse anteriormente, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses se estende por 3 municípios: Barreirinhas, Santo Amaro e Primeira Cruz, sendo que essa última ainda não possui acesso fácil nem infraestrutura para o turismo. Portanto, os turistas se dividem entre as outras duas.
Barreirinhas/MA: A cidade com mais estrutura
A cidade de Barreirinhas, no Maranhão, foi a primeira a aproveitar o potencial turístico dos Lençóis Maranhenses. Até alguns anos atrás, era praticamente a única opção visitada.
Hoje as coisas estão diferentes, mas Barreirinhas ainda é a que conta com a melhor rede de hotéis e restaurantes.
O que esperar de Barreirinhas?
- Uma rua beira-rio repleta de restaurantes, barzinhos e lojinhas de artesanato;
- Restaurantes de preços e padrões variáveis;
- Um pequeno aeroporto, de onde sai o voo pela Rota das Emoções, com a Azul, e onde há a promessa de um voo direto até São Paulo (estamos na torcida);
- Passeios o ano todo, sendo que os dois principais circuitos de lagoas (Lagoa Azul e Lagoa Bonita) tendem a secar na baixa temporada;
- Opções de passeios diferenciados, como sobrevoo em pequeno avião, passeio de UTV, passeio pelo rio Preguiças;
- Bom hotéis, como o Resort Porto Preguiças, a Encantes do Nordeste e a charmosíssima Pousada do Porto;
- Vários chalés para alugar pelo Airbnb, inclusive vários à beira do rio;
- Uma noite sem grandes agitos, porém com um clima agradável e música ao vivo alguns dias na beira-rio;
- Trajetos de 40 a 50 minutos para chegar na área do parque nacional;
- Possibilidade de visitar praia nos Lençóis Maranhenses;
- Quase nenhuma acessibilidade para visitar as lagoas dos Lençóis Maranhenses.
Vale lembrar que, quando falamos de Barreirinhas, também estamos incluindo o vilarejo de Atins, onde as ruas são de areia, as pousadas charmosas e os restaurantes tem um quê de gourmetizados. Há quem compare com a Jeri de antigamente, mas acho que Atins é simplesmente Atins.
Santo Amaro do Maranhão: A nova descoberta
Santo Amaro ficou fora da rota por muito tempo, pois não havia estrada asfaltada que permitisse chegar na cidade. Mas hoje isso não é mais uma realidade, o acesso até Santo Amaro pode ser feito em carro comum e como ficou fácil, a cidade tem crescido bastante.
O que esperar de Santo Amaro?
- Uma cidade pequena do interior, porém com uma rede de hospedagem que cresce todos os dias;
- Há bons hotéis, como a Pousada Rancho das Dunas, a Quintal de Areias e a Lençóis Maranhenses, e também hospedagens mais simples como a Pousada Paraíso e Reflexo das Águas.
- Poucas casas de temporada para alugar (nós temos uma, veja aqui);
- A cidade de Santo Amaro tem mais lagoas que permanecem cheias mesmo na baixa temporada;
- Maior acessibilidade para visitar as lagoas, pois há vários passeios em que o carro para quase dentro da água;
- Menos tempo para chegar até o parque nacional – em menos de 10 minutos você já está nas primeiras dunas do parque;
- Cadeirinhas com guarda-sol na maior parte dos passeios;
- Poucas coisa para fazer a noite: o programa é ir comer algo e dar uma volta na praça.
Principais Passeios nos Lençóis Maranhenses
Não importa onde você vai se hospedar para conhecer as conhecer as dunas e lagoas dos Lençóis Maranhenses. Em qualquer um deles você vai encontrar diversos passeios!
Saindo de Barreirinhas, os principais passeios são Lagoa Bonita e Lagoa Azul, além do passeio de barco pelo Rio Preguiças e passeio de quadriciclo.
Já se você ficar em Santo Amaro, poderá escolher entre o Circuito Betânia, Rancharia, Ponta Verde, e vários outros. Também é possível fazer passeio de quadriciclo saindo de Santo Amaro.
Quantos dias ficar nos Lençóis Maranhenses
Se você está vindo ao Maranhão visitar exclusivamente os Lençóis Maranhenses, a gente recomenda que você dedique pelo menos 3 dias inteiros para conhecer o local (idealmente durma 4 noites).
Quem quiser aproveitar ao máximo e conhecer cantinhos pouco explorados, a dica é separar pelo menos 3 noites em cada uma das bases dos Lençóis Maranhenses que você quiser explorar.
Eu sei que às vezes a gente quer aproveitar uns diazinhos de folga ou um final de semana, então se você só puder ficar uma noite, não sou eu que vou dizer que você não deve vir para cá!
Venha sim e a gente vai fazer o possível para te ajudar a conhecer só o must dos musts, mas já vem com a certeza de que você vai ficar com um gostinho de quero mais.