Lençóis Maranhenses
- Travessia -

A Travessia dos Lençóis Maranhenses é uma experiência que merece ser vivida uma vez na vida.

O trekking pode ser realizado em várias distâncias e diferentes quantidade de dias.

O mais tradicional é o trekking de 4 dias e 3 noites. Para quem tem menos tempo, a travessia pode ser realizado em 3 dias e 2 noites.

Enfim, conquiste esse marco com uma caminhada de quase 40 km de paz e reflexão. Conheça e viva a simplicidade dos Oásis cercada por pessoas simples, comida caseira e ao lado dessa paisagem única no mundo.

Venha vivenciar essa jornada!

O que é a Travessia dos Lençóis maranhenses?

A Travessia é um roteiro a pé, um trekking onde se enfrenta a imensidão das dunas dos Lençóis Maranhenses.

O trajeto é feito desde de Atins até Santo Amaro, com acompanhamento de um guia e dormindo-se em casas de nativos nas pequenas comunidades conhecidas como oásis, uma vez que são verdadeiros refúgios dentro do deserto.

As caminhadas variam entre 9 e 15 km, buscando-se evitar o horário de sol mais forte. 

Roteiro TRekking

▪︎ São Luís – Atins – Baixa Grande /// Dia 01

A saída de São Luís com destino a cidade de Barreirinhas pode ser realizada as 4h00 ou 7h30 da manhã, para combinar com os dois horários de lancha até Atins, onde se inicia o trekking.

A primeira lancha sai às 8h30, e funciona como um passeio com paradas nas comunidades de Vassouras, Mandacaru e Caburé. Outro horário, às 12h30, sendo transfer direto. Nos dois casos, a previsão de chegada em Atins à por volta das 14h.

Dica: Caso queira aproveitar e conhecer Atins (o que recomendamos!), é possível adicionar alguns dias livres ou realizar passeios no vilarejo.

No primeiro dia da travessia pelos Lençóis, a saída é de Atins. Um veículo 4×4 leva até o Morro da Bandeira, o ponto onde se dá início à caminhada para atravessar o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

A estimativa é uma caminhada de aproximadamente 10 km até o primeiro oásis – Baixa Grande. Nosso pernoite será em rede na casa de nativos. Jantar incluído. As refeições são sempre simples, mas preparadas com carinho e com ingredientes da região.

▪︎ Baixa Grande – Queimada dos Britos /// Dia 02

Por volta das 05:00, saída para o 2º trecho de caminhada. Serão aproximadamente 11 km rumo ao oásis onde está a comunidade Queimada dos Britos, com previsão de chegada ainda pela manhã.

Almoço (incluído). Ao final do dia, caminhada para assistir um belo por do sol antes do jantar (incluído) e descansar para o dia seguinte. Pernoite em rede na casa de nativos.

▪︎ Queimada dos Britos – Patacas ou Betânia /// Dia 03

Por volta das 04:00, saída para o 3º trecho dessa incrível travessia. Serão aproximadamente entre 15 e 17 km rumo à próxima comunidade. Embora seja o trecho mais longo, é considerado por muitos o mais bonito.

O almoço será feito na comunidade e na parte da tarde é possível curtir as lagoas e assistir um belíssimo por do sol. Após o jantar (incluído), recarregar as energias para o último dia. Pernoite em rede na casa de nativos em Betânia.

▪︎ Patacas ou Betânia – Santo Amaro – São Luís /// Dia 04

Após o café da manhã, caminhada de Patacas até Betânia e transfer em veículo 4×4 ou Quadri de Betânia até Santo Amaro, onde finaliza o trekking.

Recomendamos pernoitar na cidade antes de retornar a São Luís.

Informações importantes

Ao fechar sua travessia com a Enjoy Maranhão te auxiliamos em todos os detalhes, incluindo os transfers necessários e adaptações.

Você também recebe orientações sobre o que deve ou não levar para essa viagem, para minimizar desconfortos pelas longas caminhadas.

É possível ajustar as datas para aproveitar alguns dias para praticar Kitesurf em Atins, conhecer a cidade de Santo Amaro ou até mesmo trocar o último trecho por uma descida em kayak.

Chame nossa equipe para dar o primeiro passo dessa caminhada.