Como organizar uma viagem para os Lençóis Maranhenses

Lagoa do Reflexo nos Lençóis Maranhenses

Barreirinhas, Santo Amaro, Atins… é comum ficar perdido na hora de organizar uma viagem pelos Lençóis Maranhenses.

Qual o melhor local para ficar? Quais lagoas visitar? Dá para fazer bate-volta de um lugar para outro?

Fica aqui com a gente, que vamos desenhar para você entender e fazer as melhores escolhas para a sua viagem!

Lençóis maranhenses: o básico 

Antes de tudo, vamos alinhar algumas informações importantes para te ajudar a entender a logística dos Lençóis Maranhenses.

Localização

Os lençóis maranhenses estão localizados no leste do estado, distante cerca de 250km da capital São Luís. Isso quer dizer que, embora seja possível, não é exatamente divertido fazer um bate-volta.

Abrangência

As dunas, lagoas, praias e rios da região formam um Parque Nacional, que abrange três municípios maranhenses: Barreirinhas, Santo Amaro e Primeira Cruz.

E Atins? Se você pensava que Atins também era uma cidade, saiba que esse é um vilarejo ou povoado pertencente à cidade de Barreirinhas.

Tamanho

Passando por 3 cidades, já deu para entender que o lugar é enorme, certo? São 156,6 mil hectares. Daria para caber a cidade de São Paulo dentro do parque – ou quase 1.000 parques Ibirapuera!

Os lençóis se estendem por uma faixa de areia de aproximadamente 70km no litoral maranhense. Em alguns pontos, a areia se estende por até x km para dentro do estado.

Condição do solo

Você já sabe, mas não custa lembrar: o parque nacional dos lençóis é caracterizado pelas grandes dunas. Ou seja, muitos deslocamentos são feitos sobre as areias, com os veículos trafegando em uma velocidade média de 20km por hora. 

Ou seja, pequenas distâncias podem parecer uma eternidade!

Entendendo lagoas e circuitos dos lençóis maranhenses

Estima-se em torno de 35 mil lagoas nos Lençóis Maranhenses durante a alta temporada. Você levaria cerca de 20 anos para conhecer todas se visitasse 5 lagoas a cada dia!

Então pode acalmar a ansiedade benhaí.

Você não vai conhecer tudo.

Lagoas dos Lençóis Maranhenses

O que diferencia as lagoas dos Lençóis Maranhenses é basicamente o formato, profundidade e cores. Algumas são enormes, chegam a dar voltas. Outras vão se juntando na alta temporada, chegando a emendar uma na outra. 

As mais significativas e mais permanentes, vão ganhando nome. Elas podem até chegar a esvaziar, na época da seca, mas com as chuvas enchem de novo.

A forma em si vai mudando ao longo dos anos, pois as dunas estão em constante movimento. Os ventos fortes da região, que ocorrem especialmente quando a areia está mais seca, movem os grãos de areia diariamente, esculpindo novos formatos.

Circuitos nos Lençóis Maranhenses

Os passeios nos lençóis maranhenses são organizados em torno de uma a duas lagoas principais, mas podem ir parando em várias lagoas secundárias. É isso que chamamos de “circuito” – um passeio de um período ou dia inteiro, visitando diversas lagoas no caminho.

Como a paisagem dos lençóis maranhenses é dinâmica, não dá para especificar quantas lagoas serão visitadas, especialmente com muita antecedência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe e convide mais pessoas para viver essa experiência com você!

Descubra o Maranhão

Veja alguns dos nossos passeios.

Por apenas

R$ 120,00

Por apenas

R$ 170,00